hanshornig.com.br

Lecce na tinta de Hornig

Exposição reuniu obras de Hans Hornig 45 anos após sua criação

O Museu Castromediano de Lecce, na Itália, proporcionou aos moradores da região um reencontro com a cidade por meio das obras do desenhista alemão Hans Hornig, criadas no final da década de 1970 e início dos anos 1980. A exposição Lecce nelle chine di Hornig (Lecce na tinta de Hornig) aconteceu de dezembro de 2024 a fevereiro de 2025 e apresentou ilustrações em tinta polida dos principais monumentos da cidade e arredores.

Antes de chegar ao Brasil, Hornig viajou por diversos países da Europa e se apaixonou pela província de Lecce, onde viveu por sete anos. Durante esse período, registrou as belas igrejas e palácios de arquitetura barroca. O artista também concluiu seus estudos em Belas Artes na Escola Pública de Arte do Ministério da Cultura da Itália e se especializou em Restauração de Quadros Antigos.

Sua passagem por Lecce foi marcante não apenas pelo aprimoramento técnico, mas também pelo vínculo afetivo que criou com a comunidade local. “Nos anos que passou em Lecce, o seu nome está inextricavelmente ligado ao que melhor representa a cidade: a pedra de Lecce e a sua história tornam-se as suas musas. Seu talento em retratar a cidade lhe rendeu o apelido carinhoso de “Alemão de Lecce”. Mas não é só a arte que o liga a Lecce. A acolhida sincera de seus habitantes, que lhe oferecem um lugar para criar, completa esse vínculo profundo.” diz Luigi De Benedetto, historiador da arte e especialista em história do colecionismo, no texto do catálogo da exposição.

O catálogo, elaborado em papel de aquarela com páginas destacáveis, permite que os apreciadores exibam, emoldurem e montem suas próprias coleções com reproduções dos desenhos de Hornig.

Para o artista, o convite para participar da exposição foi uma honra inesperada após tantos anos afastado de Lecce. Contudo, a oportunidade reflete o amor recíproco que sente pela cidade e a importância do trabalho que desenvolveu com rigor no local que lhe ofereceu acolhimento e inspiração.